segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Porque a pérola " morre ".

A pérola "morre " quando perde o brilho, chegando a descamar, expondo a parte interna e mais opaca.
Na realidade e pérola não pode morrer, pois nunca esrteve viva, no sentido biológico. A pérola é uma proteção que a ostra produz para envolver algum corpo eswtranho que penetra na concha e irrita os recidos vivos. Do mesmo modo que a ostra produz e concha para protação do ambiente, produzido de  material calcáreo, ela produz uma cobertura  em volta o objeto que está irritando a parte interna, mas com uma superficie mais compacta que a concha, chamado nácar. Quanto mais tempo este corpo estranho fica dentro da concha, maior vai ficando, pois a ostra continuamente produz o naácar para a proteção. Portanto, uma pérola grande ( mais de 8mm de diametro) demora vários anos a mais para se formar que uma pérola de 5mm, por exemplo, vindo dai a valorização exponencial no preço das pérolas.
A MORTE DA PÉROLA..
A partir da hora em que a pérola é retiraa da ostra, ela começa a se decompor, pois não há mais a reposição de nacar na superfície. Este processo é muito lento, demorando até séculos para acontecer, mas é celerado por fatores externos. Como a pérola é constituida de material calcáreo, ela é corroida por produtos ácidos, que vão tornando a pérola mais porosa, e acabemdo com o brilho externo. Outros produtos ajudam a acelerar este processo, como perfumes e produtos de higiene. Os brincos, anéis e colares , que usam pérolas perfuradas para a colocação de fios e pinos de fixação, tem uma durabilidade menor que as pérolas usadas em esgastes, e que portanto não precisam ser furadas, mantendo a camada de nácar protetora. O furo permite que acidos e outros produtos atinjam diretmente o interior da pérola, acelerando sua degradação.
Algumas pessoas tem o costume de colocar as pérolas em agua do mar, para que elas vivam novamente, é um proceimento que tem lógica, mas não porque a pérola vive novamente, mas porque a agua do mar é alcalina, e neutraliza os ácidoos que podem estar dentro da pérola.
Para manter suas pérolas bonita por mais tempo, evite que alas entrem em contato com produtos agressivos, como sabonetes, perfumes, desodorantes etc. para limpalas pode ser usado amoníaco diluido em agua, pois ele é extremamente alcalino, e neutraliza os ácidos que podem degradar ap érola, e retiram a gordura da parte externa, devolvendo o brilho à pérola.
                         Placas em prata com cachorros recortados, acabamento melted.

Nenhum comentário:

Postar um comentário