segunda-feira, 2 de maio de 2011

Limpeza de jóias

Como limpar jóias ?

Semana passada recebi algumas peças, entre alianças e brincos, que a dona resolveu limpar em casa.
Não sei quem foi o "gênio" que recomendou que ela fervese as peças com detergente, mas ela fez exatamente isso. Colocou as peças numa panela, agua, algumas gotas de detergente de cozinha e acendeu o fogo. Foi fazer outra atividade e...a agua secou.... Resultado, as peças ficaram queimadas, pretas e o pior, uma das alianças era de pérola... foi a primeira vez que vi pérolas assadas. O trabalho que tive para limpar ( e não ficou perfeito) foi de quase uma tarde, alem de ter que trocar as pérolas da aliança.
Para limpar corretamente uma jóia, primeiro tem que se saber qual  o motivo delas estarem sujas. O motivo mais comum é decorrente do uso, com o acumulo de gordura do próprio corpo ou externa. As peças com gordura perdem o brilho das pedras transparentes, e , em alguns casos de pedras de cor ( esmeraldas, rubis topázios etc) as pedras ficam com a cor mais escuras, mas o metal continua com a cor original. Quando o metal muda de cor, pode ser oxidação natural ( principalmente em jóias de prata ) ou o mais comum no caso de ouro, agentes externos. O uso de sabonetes, perfumes e remédios que contenham enxofre são os agentes mais comuns, mas o pior é quando a jóia tem contato com mercúrio ( geralmente termometros quebrados) pois ai o proprio metal é atacado.
Quando as jóias estão com as pedras embaçadas, podese tirar a gordura com um produto detergente, não sendo necessário ferver. O mais indicado, que não agride o metal, nem pérolas, corais e madrepérolas é o amoníaco. Basta diluir um pouco na agua e deixar por poucos minutos, e escovar com sabão de coco, usando uma escova de dentes macia. Usando amoniaco, é praticamente imposivel que a jóia seja atacada , e restaura o brilho original da pedra.
Quando a jóia é atacada por agentes externos, o correto é levar para um ourives de confiança, pois pode ser que um polimento resolva ( com massas profissionais ) ou até um procedimento mais complexo, com lixas, ácidos ou até refazer o acabamento por completo.
As peças de prata, podem ter um outro tratamento feito em casa. Se o acabamento original é o de "prata velha", no qual o fundo da peça é escuro e o exterior é claro, basta passar um abrasivo leve para restaurar o aabamento. O mais prático é passar bonbril com sabão de coco, ou se voce está no litoral, esfregar areia de praia fina.
 Agora...POR FAVOR....
NÃO FERVA SUAS JÓIAS POR CONTA PRÓPRIA.

Um comentário:

  1. As pedras de esmeradas foram queimadas. Tem como recuperar o brilho e a cor original?Elas fk sem brilho? Foram queimadas qdo a alianca foi diminuida de tamanho do aro. Me ajuda a recuperar a cor!

    ResponderExcluir